Como a Bíblia descreve a volta de Cristo e o fim dos tempos? O que pregavam realmente os discípulos de Jesus e o próprio Jesus a esse respeito? Como a Bíblia descreve a sequencia desses acontecimentos?
Antes de examinarmos estas questões todas, para ter
uma ideia mais exata, devemos entender o significado desses nomes complicados
da teologia: dispensacionalista; Parúsia;
Pré-milenista, pois são a base desse estudo.
A teologia dispensacionalista afirma que a Igreja não substituiu Israel no programa de Deus e que as promessas do Velho Testamento a Israel não foram transferidas para a Igreja; que as promessas que Deus fez a Israel no Velho Testamento serão cumpridas no período de 1000 anos de que fala Apocalipse 20; que da mesma forma que Deus concentra sua atenção na igreja nesta era, Ele novamente, no futuro, concentrará Sua atenção em Israel (Romanos 9-11).
Usando como base este sistema dispensacionalista
entende-se que a Bíblia seja organizada em sete dispensações: 1- Inocência
(Gênesis 1:1- 3-7), 2-Consciência (Gênesis 3:8- 8:22), 3- Governo Humano
(Gênesis 9:1 – 11:32), 4- Promessa (Gênesis 12:1 – Êxodo 19:25), 5- Lei (Êxodo
20:1 – Atos 2:4), 6- Graça (Atos 2:4 – Apocalipse 20:3) e o 7 Reino Milenar
(Apocalipse 20:4 – 20:6)
Das sete dispensações, cinco já foram concluídas:
inocência, consciência, governo humano, patriarcal e lei, e estamos vivendo a
dispensação da graça que dará lugar a milenial.
Segunda vinda de Cristo, Segundo Advento ou Parúsia (do grego Παρουσία,
"presença") é termo usualmente empregado com a significação religiosa
de "volta gloriosa de Jesus Cristo, no fim dos tempos, para presidir o Juízo
Final".
O próprio Salvador não só anuncia o evento, mas representa graficamente as suas circunstâncias (Mateus 24:27) e o Julgamento das Nações (Mateus 25:31-46). Os Apóstolos dão um lugar destacado para esta doutrina na sua pregação (Atos 10:42) assim como as epístolas (Romanos 2:5-16; Romanos 14:10; I Coríntios 4:5; II Coríntios 5:10; II Timóteo 4:1; II Tessalonicenses 1:5; Tiago 5:7).
PRÉ-MILENISTA
Por
pré-milenar queremos dizer
antes do Milênio. Isto
é, antes do
período de “mil anos”
descrito em Apocalipse
20:1-6. Este período
é citado em
outras Escrituras como o “Reino”, e é descrito em termos entusiasmados
pelos profetas como um tempo
em que a
terra será abençoada
com um sistema universal
de honradez. A passagem
de Apocalipse 20:1-6
nos diz simplesmente
que a extensão do período deve
ser de 1000 anos.
Toda a estrutura do Novo Testamento exige que Cristo
deve voltar antes
do Milênio. Aqui estão algumas razões:
1. Quando Cristo voltar Ele vai RESSUSCITAR OS MORTOS, mas os justos mortos devem ser ressuscitados ANTES do Milênio, para que possam reinar com Cristo durante os mil anos, uma vez que não pode haver Milênio antes de Cristo voltar. Apocalipse 20:5.
2. Quando
Cristo vier, Ele vai SEPARAR O “JOIO” DO “TRIGO”, mas como o Milênio
é um período
de JUSTIÇA UNIVERSAL,
a separação do
“joio” e do “trigo” deve ocorrer ANTES do milênio,
portanto, não pode haver milênio antes de
Cristo vir. Mateus 13:40-43.
3. Quando Cristo voltar, Satanás DEVE SER AMARRADO, e como ele deve permanecer preso durante o Milênio, não pode haver Milênio até Cristo voltar. Apocalipse 20:1-3.
4. Quando Cristo voltar, o Anticristo será DESTRUÍDO,
mas como esse evento é para ocorrer
antes do Milênio,
não pode haver
Milênio até Cristo
voltar. II Tessalonicenses
2:8; Apocalipse 19:20.
5. Quando Cristo voltar os judeus serão RESTAURADOS NA SUA PRÓPRIA TERRA, mas como isso ocorrerá ANTES do Milênio, não pode haver Milênio até Cristo voltar. Ezequiel 36:24-28; Apocalipse 1:7 (Zacarias 12:10).
6. Quando
Cristo vier será algo inesperado, e somos instruídos a vigiar para que Ele não
nos pegue de surpresa. Agora, se não é para Ele vir DEPOIS do Milênio, e o
Milênio ainda não
começou, por que
somos ordenados a
esperar por um evento que ocorrerá depois de 1000 anos?
Por: James Alex G.Pires
Fontes: Biblical Archaeology Society ; Free E-books ; Bíblia Almeida Fiel e Corrigida ; Arqueologia Bíblica Criacionisco.Com.br; E- book A SEGUNDA VINDA DE CRISTO Pelo reverendo
Clarence Larkin; WIKIPÉDIA A enciclopédia livre.