Apóstolo Matias - Substituto de Judas Iscariotes
O nome Matias é uma variante do
hebraico Matatias, que significa "dom de Deus". Infelizmente, a
Bíblia nada diz a respeito do ministério posterior de Matias.
Mas, quem é de fato o 12º apóstolo que toma o lugar
de Judas? Matias ou Paulo?
Este é um grande dilema entre os evangélicos. Apocalipse 21.14 cita os doze apóstolos, cujos nomes são os fundamentos da eterna cidade de Deus, a Nova Jerusalém. Também, Mateus 19:28 diz que são os apóstolos que se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Dezesseis vezes Paulo afirmou que era um apóstolo.
Ele foi pessoalmente vocacionado [chamado] por Deus para isso. (2 Coríntios.
1:1; Gálatas. 1:1).
Porém, a Bíblia diz que: “Matias foi contado com os
onze apóstolos” (Atos 1:26). A escolha foi sugerida a principio por Pedro, Após a morte de Judas, Pedro propôs que os discípulos escolhessem alguém para substituir o traidor. O discurso de Pedro esboçava certas qualificações para o novo apóstolo ( At 1.15-22). Os apóstolos encontraram dois homens que satisfaziam as qualificações: José, cognominado Justo, e Matias (At 1.23). Lançaram sortes para decidir a questão e a sorte recaiu sobre Matias.
Conquanto seja verdade que Pedro cometeu erros, a Bíblia claramente identifica os erros. A situação em Atos 1 é diferente. Não se trata de Pedro agindo isoladamente por conta própria, mas de todos os onze apóstolos agindo de comum acordo e juntamente com todos os irmãos reunidos. Doze versos da Escritura são devotados a esta cena e não existe um simples lampejo de que estejam agindo contra a vontade de Deus. De fato, eles estão agindo conforme a profecia (Atos 1:20); Salmo 10-9:8). E estavam agindo imersos em oração. (Atos 1:24-25). Além do mais, a palavra de Jesus afirmando que o que Pedro ligasse na terra, seria ligado nos céus, daria autoridade a Pedro para apresentar um modelo de escolha.
O modelo de escolha especificado por Pedro em
Atos 1:21-22 é claramente exigido que o substituto tenha conhecido Jesus em
carne desde o dia do batismo de Jesus nas águas, tenha andado entre os
discípulos, provavelmente entre os 70 enviados, e O tenha visto após
a ressurreição. Veja nas palavras do próprio Pedro:
“É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.”
“É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.”
Por outro lado, Paulo se distinguia dos outros apóstolos na própria Escritura. Dezesseis vezes Paulo afirmou que era um apóstolo. Ele foi pessoalmente vocacionado [chamado] por Deus para isso. (2 Coríntios. 1:1; Gálatas. 1:1). Ele foi o apóstolo aos gentios (Romanos 11:13; Gálatas 1:16; 2:7-8; Efésios 3:8; 1 Timóteo 2:7). Conquanto Paulo [também] tenha pregado aos judeus, sua vocação especial foi estabelecer igrejas gentias, através do Império Romano.
Acreditamos, portanto, que o lugar de Paulo como
autoridade no reino terreno de Cristo estará associado particularmente aos
santos gentios, isto é, a igreja que será arrebatada na primeira ressureição
dos justos salvos, onde nós estamos incluídos.
Fica, portanto, de nossa parte apenas especulativa quem seria o 12º Apóstolo de Apocalipse 21.14 e Mateus 19:28 que se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. Porém, devido a história missionária do Apóstolo Paulo, a ter sido ele escolhido pelo próprio Jesus, seu martírio e morte pela causa e a ausência de informações do ministério posterior do Apóstolo Matias, cremos ser mais coerente atribuir a Paulo tamanha honra e responsabilidade para julgar com experiência de causa no DIA DO SENHOR. Porém será o Senhor Jesus quem dará a última palavra, pois hoje vemos como por enigma em espelho, amanhã, porém, veremos face a face.
Por: Assembléia Teológica Busk Bíblia
Fontes: Biblical Archaeology Society ; Free E-books ; Bíblia Almeida Fiel e Corrigida ; Arqueologia Bíblica Criacionisco.Com.br;
Fontes: Biblical Archaeology Society ; Free E-books ; Bíblia Almeida Fiel e Corrigida ; Arqueologia Bíblica Criacionisco.Com.br;