O autor do segundo livro da Bíblia era judeu de uma tribo de Levi. Filho de Maria de Jerusalém e sobrinho/primo de Barnabé - Cl 4:10 .
Não pertenceu ao grupo dos doze apóstolos originais. Foi convertido à fé cristã depois da morte de Jesus e batizado pelo próprio Pedro, que costumava freqüentar a casa de seus pais, juntamente com Maria mãe de Jesus e outros cristãos do “O Caminho”.
Assim já fazia parte de uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém, quando Paulo e Barnabé chegaram a Jerusalém, no ano 44, trazendo os auxílios da Igreja de Antioquia, na hoje Turquia.
Seu nome de origem era João. Depois tomou um
sobrenome romano - Marcos - At 12:12 .
Isto se fez necessário em razão de o Império Romano estar presente em todas as
regiões por onde viajara, na companhia dos apóstolos.
O consenso entre os estudiosos é que o livro de Marcos foi escrito entre 50 e 60 D.C. O autor é mencionado várias vezes no Novo Testamento, começando no livro de Atos, capítulos 12 e 13, em Colossenses 4:10 e finalmente em 2 Timóteo 4:11. Apesar de seu livro ser o segundo em nossas Bíblias, foi ele quem primeiro escreveu.
Além de autor do segundo dos evangelhos sinóticos é considerado o fundador da igreja do Egito. A principal fonte de informações sobre sua vida está no livro Atos dos Apóstolos.
Acompanhou Barnabé e Paulo na volta à Antióquia - At 12:25 ., em viagem missionária, onde atuou como auxiliar de Paulo - At 13:5 . Mas, quando chegaram a Perge, na Panfília, desentendeu-se com o apóstolo, e deixou-os, voltou para Jerusalém - At 13:13 .
Por volta do ano 50, quando Paulo e Barnabé voltaram à Jerusalém e decidiram empreender uma segunda viagem missionária. Barnabé, então, convida João Marcos para os acompanhar novamente, mas Paulo não concorda, em razão da desavença que tiveram em Perge e pelo fato de Marcos ter abandonado o grupo.
Em razão do desentendimento entre Paulo e Barnabé, por causa de Marcos, eles se separaram. Barnabé seguiu, então, para a ilha de Chipre e levou João Marcos em sua companhia.
Marcos em suas viagens missionárias com Barnabé, adquiri experiência, funda igrejas e vai para Roma onde reencontra Paulo para reconciliar-se. Seu nome aparece nas epístolas de Paulo, que se refere a ele como um de seus colaboradores que enviavam saudações de Roma. Paulo adquire por ele uma elevda consideração - 2Tm 4:11 .
Em seguida, Marcos passa a trabalhar com Pedro durante um tempo considerável do seu ministério, gozando da sua íntima amizade, e auxiliando-o como seu intérprete ou secretário.
Pedro também aprende a amá-lo, a ponto de chamálo de filho - 1Pe 5:13 .
Neste período começou a escrever seu Evangelho.
Estando na companhia de Pedro, no ano 56, com base nas informações
obtidas com ele, escreve seu livro que vai ser a base para os outros
evangelistas também escreverem posteriormente.
João Marcos, que até os anos 67 atuava em
Chipre e em Éfeso, na Ásia Menor, depois da morte de Paulo e da perseguição que
os apóstolos e evangelistas passaram a sofrer em Roma e nas cidades da
Ásia, mudou-se para o Egito e lá fixou-se, na cidade de Alexandria.
Sobre sua morte há um consenso entre os historiadores mais importantes que em Alexandria, na Páscoa do ano de 68, o evangelista Marcos teria sido martirizado pelos pagãos fanáticos religiosos que adoravam os deuses gregos.
Os sacerdotes pagãos diziam que o sangue do galileu, como o chamavam, era um presente aos deuses.
O povo em estado de êxtase, delirando e carregando imagens nas costas, liderados por sacerdotes pagãos e idolatras, invadiram sua casa e furiosos os espancaram, o arrastaram para fora com violência para um linchamento público, depois, ainda vivo, amarraram uma corda ao pescoço do evangelista Marcos e o arrastaram pelas ruas com cavalos.
Por: Felipe Messias Pereira
Fontes: Bíblia Online; Bíblia Almeida Fiel e Corrigida; Dicionário da Sociedade Bíblica do Brasil. Biblical Archaeology Society ; Free E-books ; Arqueologia Bíblica Criacionisco.Com.br; Estudos Bíblicos Ultimato ; Sandoval Juliano: sandovaljuliano.com.br