Os filhos de Deus em Gênesis 6:1-4 foram
descendentes da linhagem piedosa de Sete, ou eram anjos?
Em primeiro Lugar quero confessar que o que vou
dizer aqui sobre o assunto não reflete a opinião do pastor da igreja em que
congrego, nem da maioria dos membros da igreja, e nem mesmo é de consenso geral
dos integrantes e escritores do BUSK BÍBLIA.
O X da questão são as palavras de Jesus em Mateus
22:30: “Porque na
ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de
Deus no céu.” Mateus 22:30
Acontece que Jesus ao citar a ressureição se referia
à anjos nos céus, e não à anjos rebeldes que estavam prestes a cometer tamanha
iniquidade. Só de pensarem nas filhas dos homens, já caíram aos olhos de Deus.
Mas era preciso consumar o ato, para receberem a punição justa aos seus feitos.
Veja esta passagem: “E aconteceu que, como os homens começaram a
multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Viram os filhos
de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de
todas as que escolheram.” Gênesis
6: 1,2
É óbvio que na
passagem acima os homens que começaram a multiplicar-se eram no sentido de
humanidade e não necessariamente descendentes de Caim.
Também é óbvio
que anjos podem assumir a forma humana como na passagem dos dois anjos que
foram salvar a família de Ló e destruir a cidade de Sodoma.
Creio que a maioria conhece o conteúdo do livro apócrifo de Enoque. O apócrifo de Enoque representa os filhos de Deus como a anjos. Apesar de ser considerado um livro não canônico, e, portanto, não fazer parte da nossa Bíblia, este livro era conhecido do apóstolo Judas. Veja esta passagem:
“E destes profetizou também Enoque, o
sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus
santos;
Para fazer
juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas
obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que
ímpios pecadores disseram contra ele.” Judas
1: 14,15
Em nenhum livro da nossa Bíblia encontraremos esta
passagem que o apóstolo Judas descreve, mas ela é descrita exatamente assim no
livro apócrifo de Enoque. Quem quiser conhecer o primeiro livro apócrifo de
Enoque pode clicar na imagem abaixo:
Quem lê com olhos atentos as passagens de Gênesis
6:1-4, Judas 1:6 e Apocalipse 9:13-15, logo percebe uma clara ligação entre
estes episódios bíblicos.
Veja o que o apóstolo Judas diz no seu livro:
E
aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria
habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo
daquele grande dia;
Assim como
Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à
fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo,
sofrendo a pena do fogo eterno. Judas 1:6,7
A palavra principado significa
“primeiro, ou posição de comando, isto é, estes anjos eram de alta hierarquia
nas hostes celestes.
A palavra
grega utilizada para habitação em Judas 1:6 é "oiketerion",
designa corpo e não lugar. Paulo usa a mesma palavra grega ao referir-se a
deixar seu corpo humano para receber um corpo celestial: "E por
isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação,
que é do céu" 2 Co 5:2
Os anjos de
Gênesis 6 fizeram o contrário, trocaram seus corpos celestes por corpos humanos,
ainda que com certo poder, pois geraram gigantes, homens de fama e de poder.
Para quem
crê no contrário fica esta pergunta: Por que descendentes de Sete ao coabitar
com descendentes de Caim gerariam gigantes, homens de fama e poder na
antiguidade antediluviana?
Para
terminar, é fato que a terça parte dos anjos que Satanás derrubou não estão
todos presos no abismo transformados em demônios, já que oprimem os homens na
face da terra.
Por: James Alex G.Pires
Fontes: Got Questions; Estilo Adoração; O Que respondi...;
Bíblia João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Corrigida.